O Melhoramento

Trabalhamos principalmente com o cultivo e a propagação de espécies com habitat no território sul-americano, nosso processo de melhoramento, inicia-se com a seleção de exemplares com características únicas e especiais, como forma das flores, variedades cromáticas, número de flores por haste, perfume, e também características vegetativas, como vigor, resistência a pragas e doenças, saúde e crescimento do vegetal.

Cattleya amethystoglossa coerulea Caliman x self


Você pode associar o nosso tipo de melhoramento com o processo de seleção massal, aprimoramento realizado há milhares de anos pelos seres humanos, principalmente em culturas de plantas alimentícias. Para chegar aos resultados esperados, esse processo pode demorar várias gerações.

Dentro das nossas estufas, a partir da seleção das matrizes, separamos as plantas em um ambiente limpo e ventilado para iniciarmos a polinização, cuidadosamente coletamos o pólen de uma das plantas e inseminamos em outro exemplar. A partir do momento que a polinia entra em contato a região feminina da planta, inicia-se o processo de fecundação, a flor tende a murchar com o passar dos dias, evitando que outro pólen venha a tentar fecundá-la novamente.

Após o sucesso da fecundação, a orquídea leva meses para produção e maturação das sementes, perto do ponto ideal de maturação a planta apresenta algumas características, como por exemplo clareamento da cápsula, em algumas espécies.

Antes da abertura da cápsula, ainda sim próximo da maturação ideal das sementes, colhemos, identificamos, higienizamos e enviamos ao laboratório especializado em propagação de orquídeas em cultura celular in vitro para realizar o processo de propagação. Após um ano e meio, a depender da espécie e também da viabilidade das sementes produzidas, recebemos o frasco e iniciamos o plantio das plântulas em coletivos que posteriormente serão levados a vasos individuais, e dentro de alguns anos as plantas já adultas, aptas a floração, poderão ser comercializadas.